Tenha uma causa ou desista de uma vez

 Em e-commerce

Ter uma causa é possuir uma justificativa para acordar todos os dias. Qual o porquê de vender o que você vende? Ter uma excelente resposta é fundamental, pois fará o cliente compreender qual a razão do seu negócio existir. Essa existência deve ser algo além de fornecer o produto A ou o serviço B.

Causas inspiram as pessoas a darem o seu melhor, mesmo que diante de grandes dificuldades. Enquanto algumas causas podem inspirar temporariamente, uma causa realmente importante pode inspirar definitivamente, ou seja, ser uma fonte infinita de motivação.

Foco

 

Mais Clientes

Você já parou para pensar porque a Apple é uma das empresas com a maior quantidade de clientes fiéis do mundo? Obviamente a primeira resposta é o fato da marca oferecer aos seus clientes produtos com excelente qualidade. Mas não se engane, não é só isso (muito pelo contrário!). A Apple vende a sensação de se sentir diferente, especial. Ou seja, a causa da Apple é “vender estilo e exclusividade”. Isso foi muito bem fundamentado ao logo de anos e consequentemente propagado entre os clientes.

 

Exemplos de causa em grandes marcas:

Apple: Pense diferente;

Coca-cola: a alegria de viver;

McDonald’s: o mundo lúdico;

Nike: o instinto cosmopolita revolucionário.

Google: Não seja mau.

Alphabet*: Faça a coisa certa.

* Alphabet é corporação que controla Google, criada no final de 2015.

 

Também Tenha um Sonho

Uma causa é uma poderosa fonte de motivação, mas ainda é abstrata. Para transformá-la em algo concreto, insira sua causa dentro de um sonho, uma visão de futuro. É simples, basta imaginar como sua empresa será no futuro. É importante documentar o sonho e compartilhá-lo com toda a equipe.

O sonho tem que ser grande. Porém, também tem que ser factível e alinhado com sua causa. De nada adianta ter um grande sonho que seja exclusivamente impulsionado pelo desejo de ficar rico, por exemplo. É preciso sintonia entre uma grande causa, um grande propósito e um grande sonho. Com isso e com muito esforço, será possível criar um negócio de sucesso que pode até te deixar rico.

 

Sonhe Grande

Dá o mesmo trabalho, sonhar grande ou pequeno, é o que diz Jorge Paulo Lemann, homem mais rico do Brasil, dono de algumas das maiores empresas do mundo. Lemann também diz:

“Sempre vendi o sonho muito maior do que o tamanho da empresa. É claro que se você vende um sonho que não chega nem perto da realidade, a turma não acredita. Nós gostamos de metas anuais ‘esticadas’. Porém, tem que ser esticada, mas não impossível”.

 

Mesmo que Comece Pequeno

Mirar em um sonho grande, significa conseguir algo importante mesmo que esse sonho não seja parcialmente realizado. Uma pesquisa da Endeavor mostra que a maioria dos empreendedores de sucesso começou localmente, mas planejou em escala global.

Veja o que disse Reid Hoffman, fundador e presidente do LinkedIn, no Endeavor Entrepreneur Summit em São Francisco:

“É claro que você pode mirar em um alvo maior, porque você pode acabar com algo menor de qualquer forma. E parte da razão de isso ser uma regra no empreendedorismo é porque se você não começar mirando alto, quase nunca vai conseguir chegar lá. Tem que ser assim: ‘Como posso ter um impacto global?’. Eu acho que todas as empresas de alto impacto devem pensar em escala global por natureza hoje em dia, por causa da forma como o ecossistema do mercado funciona.  Aí você pensa ‘OK, como eu posso entrar nesse jogo?’. Um dos maiores desafios é como construir algo muito forte com o foco local e então partir para o jogo global. Por exemplo, nós lançamos o LinkedIn com 13 países na lista, e acho que completamos  todos os países em 4 meses, porque para cada pessoa que reclamava que seu país não estava na lista, nós o adicionávamos.”

 

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